quinta-feira, 20 de março de 2014

A Liga dos Sonhos.

O Formato “liga da justiça” foi criado pela All-star Comics (já era parte do que viria a ser a DC). Sua formação inspirou o Quarteto Fantástico e, obviamente, os Vingadores. A Liga (com “L” maiúsculo) difere dos demais projetos porque não se trata nem de heróis montados para o grupo, nem um lugar para “empurrar personagens não tão populares” (Sim, Cap. América, Homem de Ferro e  Cia. Já foram os segundões da Marvel!).
Ao longo da história, esta (e outras) transitaram nas páginas por universos e seus heróis se encontraram. Alguns eventos “valeram” (a Liga permaneceu com o Ovo cósmico de LJA/Vingadores e Spawn permaneceu por um bom tempo com a cara partida pelo Batrangue). Mas em regra, torna-se um “elseworld” ou um “tudo não passou de um sonho” sem consequências.
Por quê?
Se há ameaças que os heróis não podem resolver sozinhos, porque não ameaças que os recursos de um universo só não basta? Seres dos universos superiores decidem reunir uma equipe suprema, com a maior amplitude de recursos possíveis para enfrentar as forças do mal!
Tamanho: Sete é um bom número... Cabalístico. A maioria dos grupos começou com 5 ou 7 membros, e os de 5 geralmente tinham um ou dois “membros de apoio”. Não queremos uma armada: Queremos um grupo tático e poderoso.
Quem integra? : Não vamos pegar um grupo e colocar um Superman, um Thor e os cinco Hulks coloridos, pois vai que Força Bruta não resolva. Penso em colocar um representante de cada recurso que um supertime precise. Vamos seguir um padrão parecido com equipes de elite militar. Claro, alguns podem cuidar de uma ou mais funções, mas devemos concentrar nas especialidades que motivam a presença do herói.
Separei uma lista primária. Nela constam nomes considerando: I – Herói de importância (cada editora tem um personagem obscuro mas extremamente poderoso, que comeria o septeto na porrada... Exijo que seja razoavelmente conhecido) II – A característica realística (Batman é um gênio, mas para fazer veículos de combate urbano, não portais transdimensionais). III – Preferência pelos originais (Sinto muito, Mulher-Hulk, Hulk cor-de-abóbora, e etc. Se vou escalar um Hulk, que seja “o” Hulk!)
Marvel/DC? – Sou extremamente limitado no conhecimento fora dessas duas, e talvez Disney e Turma da Mônica. Conheço algo de Spawm, Hellboy e Savage Dragon, e eles não entraram por tecnicalidades... Considere a regra da obscuridade (já que eu não conheço). Estou pronto a admitir algum erro e no futuro corrigir a escolha.

  • O Moral
Superman – Ele poderia entrar como “o Tanque”, até como “O Espacial”. Mas mesmo se não tivesse classificação na qual o Homem de Aço se enquadrasse, eu inventaria uma: Todos os demais estão aqui (nos quadrinhos) por causa do Filho de Krypton.
Somente o Cap. América tem o mesmo grau de inspiração, importância e confiabilidade do Super. Como o primeiro já ganhou um cargo (ver adiante), Acho Rogers um “pai severo” enquanto Kal-el um arauto do nosso potencial pleno. Mas ter os dois na mesma equipe é uma honra e tanto!
A multi-funcionalidade permite que o estrategista use Sueprman em múltiplas funções ou reforçando a que precise. Contudo, o fato de Superman hesitar em sacrificar um companheiro preferindo chamar para si a responsabilidade o torna questionável para se inverter as funções.
Naquele momento em que tudo parecer perdido, o Vermelho e Azul se reerguendo e instigando para a luta pode ajudar a tirar forças que nem imaginávamos ter, e alcançar a vitória!
  • O Tanque
Hulk - Sim, temos o Super, e sim, o cara fortão que move montanhas é um “lugar-comum”, talvez o maior dos quadrinhos. Mas se vamos precisar de força física, melhor pegar o “mais forte que existe”.
O Tanque será um especialista em força bruta. Com o poder da ira ilimitada, o Golias Esmeralda pode ir onde nem o Superman iria. O duro é mantê-lo no time... Pois volta-e-meia ele fica farto e caga pros colegas...
  • O Gênio
Sr. Fantástico – Como Assim? Sem Homem de Ferro? Sinto, pessoal.
A Marvel é superior à DC em “Gênios”. Sempre fica confusa a questão na DC, mas na Marvel isso é claro... E com uma escala bem clara. Reed Richards é a maior mente científica dos quadrinhos. Precisamos de uma super-armadura? O Sr. Fantástico sabe fazer. Miniaturizar? Ir para outras dimensões? Entender o que se passa no núcleo de uma singularidade? O Borracha faz isso toda quarta-feira... Antes do Café da manhã!
Muitos seres - principalmente os alienígenas/espaciais/ect mostram ter tecnologia quase mágica... mas ou são obscuros ou passam a mensagem que eles não fazem idéia de como suas coisas funcionam (herança das revistas Pulp de ficção, que de "científica" só tinha o nome). O Gênio precisaria transmitir confiança que ele sabe o que está fazendo. Isso desclassifica os demais. Ficamos com o Líder do Quarteto Fantástico.
  • O Místico
Dr. Estranho – Só recentemente a Marvel está dando o devido crédito ao feiticeiro supremo! Sua “contraparte” da DC, o Sr. Destino, é mais “combatente”, mas em termos de exploração e conhecimento para ser trazido à luz, vejo mais este papel no Estranho. Portais, telepatia, projeção astral, lidar com deuses pandimensionais... O Dr. Estranho tem tudo isso, e ainda saca algo de medicina!
 Sim, sentiremos falta das meias arrastão da Zatana... Mas ela é alguém que fala de trás para a frente, não uma biblioteca viva de conhecimentos ocultos. Pensei também em Thor (caramba, que linha de frente! Super/Thor/Hulk!) Mas o Deus do Trovão em termos de conhecimento e aplicação prática é consideravelmente menos amplo.
  • O Espacial
Lanterna Verde – Pensei até em colocar o Lanterna Verde disputando com os “Gênios” (pasmem!). Não que qualquer um deles tenha o conhecimento científico, mas seus anéis podem fazer qualquer coisa! Uma Nave espacial? Um acelerador de partículas? Um transporte para o grupo inteiro ir para uma dimensão de bolso? Nem sei como funciona, mas funciona!
Creio que a versatilidade do Anel de Poder distingue o Lanterna de heróis espaciais como Nova, Surfista Prateado e Etc. Some-se a isso a grande tradição de trabalhar em equipe (das Ligas da Justiça à própria Tropa dos Lanternas Verdes).
Dúvida: “qual” Lanterna Verde? Neste projeto, seria bom ele complementar em outros campos. Assim, penso em John Stewart, por ser um engenheiro (sabe aplicar o tecnoblablablá do Sr. Fantástico) e ex-militar (entende os jargões do Cap. América). Hal tem o fator “Hal Jordan” e é um piloto, mas Steward empurraria o time mais longe.
Não... Não foi por cota desta vez!
  • O Estrategista
Cap. América – Sério, nem tive dúvidas. Muitos falam do Batman, mas ele não cumpre o requisito de “realismo”. O trabalho habitual do Morcego é pegar bandidos nas ruas, enquanto Steve Rogers coordena heróis em guerras há décadas. Sua crueza com os “tempos modernos” pode ser apontado a favor do Morcego, mas temos os melhores nesses campos nos outros heróis... Creio que uma mente afiada a recursos mais “pé-no-chão” pode dar amplitude ao supergrupo. Batman sabe onde ele deveria estar, Steve Rogers sabe onde o Hulk deveria estar!
  • O Ninja
Batman – Eu quase coloquei o Homem-aranha aqui só para provocar os fãs do Morcego. Mas o desgraçado não sabe ficar de boca fechada! Pior que um ninja tagarela seria um ninja laranja (isso é para OUTRO texto).
 Com Hulk e Superman esbarrando na porta da frente, uma sombra esgueira-se nas frestas, elimina resistências inimagináveis, e pode até desabilitar o todo-poderoso vilão da semana antes do grupo precisar sujar as mãos. É assim que o Cavaleiro das trevas trabalha melhor. E este costume gerou muitos atritos com grupos anteriores... Mas um estrategista como o Cap. América é mais centrado para encontrar um meio-termo com o Sr. Wayne para a ação.
Outros tem “modus operandi” similares, e ás vezes um ou outro super-poder que falta ao Homem Morcego... Mas não só as dezenas de talentos e conhecimentos que ele leva consigo, bem como o fato de ser “O Batman” o garante sobre todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário